Resumo

Através deste estudo investigou-se como tem sido a preparação profissional em Educação Física na Faculdade de Educação Física de Santo André - FEFISA, em dois momentos distintos: 1972, primeiro ano de grade completa após a criação do curso, e 1991 primeiro ano de grade completa após a substituição da Resolução CFE n° 69/69 pela Resolução CFE n° 03/87. Para atingir o objetivo proposto no estudo, analisou-se o programa de todas as disciplinas através de objetivos, conteúdos, critérios de avaliação e bibliografia e procedeu-se a comparação dos programas componentes das grades curriculares, considerando-se cada um dos momentos. Paralelamente realizou-se a análise dos Regimentos Internos que guiaram as ações da instituição nos anos de 1972 e 1991, buscando-se detectar se as oportunidades oferecidas pela Resolução CFE n° 03/87 possibilitaram melhorias na estrutura regimental e administrativa do curso. Foi realizado também, levantamento bibliográfico a respeito de temas que influenciaram a Educação Física no Brasil, com o intuito de se perceber em que medida a FEFISA tem se atualizado. Complementarmente, foi efetuado levantamento das propostas contemporâneas acerca da identificação do seu objeto de estudo. Foram analisadas as obras de autores que tratam da Educação Física escolar, pois o caso aqui estudado centrou-se no oferecimento de licenciatura, e de obras de autores que se aprofundaram em temas referentes a formação profissional. Pelo estudo realizado, foi possível chegar a algumas conclusões sobre a situação da formação oferecida pela FEFISA, bem como o oferecimento de considerações finais relevantes, dentre as quais destaco: ao longo dos 19 anos analisados, os programas das disciplinas se alteraram pouco, impedindo que se conclua pela capacitação do curso, atualização de conteúdos e bibliografias; o aumento de carga horária quando da Resolução CFE 03/87, ocorreu cumprindo determinações legais mas não se percebe, pelos documentos disponíveis, preocupação com a qualidade; não se pode afirmar que havia, nos dois momentos analisados, integração das disciplinas, e dessas com o curso.

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