Estudo de Caso de Um Programa Individualizado de Natação em Cadeirante Portador de Poliomielite: Análise de Parâmetros Bioquímicos, Qualidade de Vida e Capacidade Física Funcional
Por Marina dos Santos de Medeiros (Autor), Sindianara Mariano (Autor), Lorhan Menguer (Autor), Luciano Acordi da Silva (Autor), Janaina Motta (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 40, n 1, 2018. Da página 94 a 99
Resumo
Objetivo
investigar os efeitos de um programa de natação supervisionado sobre parâmetros bioquímicos, qualidade de vida e capacidade física funcional em cadeirante portador de poliomielite.
Metodologia
Estudo de caso longitudinal com dois indivíduos portadores de poliomielite, do sexo feminino, submetidos a um programa de natação de 12 semanas, com frequência de duas sessões semanais e duração das aulas de 60 minutos. Foram feitas análises bioquímicas através de hemograma, parâmetros de qualidade de vida, com o SF-36 e testes de aptidão física funcional de alcançar atrás das costas e arremesso. As avaliações foram feitas 48 horas antes e após o programa de treinamento.
Resultados
O programa de natação reduziu em 19% o colesterol, 18% o triglicerídeo, 11% a glicose, 42% os níveis de ansiedade. Concomitantemente, aumentou a saúde geral em 13%, a mental em 11%, a força de membros superiores em 10% e a flexibilidade em 23%.