Estudo Descritivo Sobre a Ocorrência de Teses Sobre o Esporte nos Programas de Pós-Graduação no Brasil
Por Alberto Reinaldo Reppold Filho (Autor), Vinicius Denardin Cardoso (Autor), Anelise Reis Gaya (Autor), Jorge Olímpio Bento (Autor), Adroaldo Cezar Gaya (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 40, n 4, 2018. Da página 346 a 352
Resumo
Sobre o olhar analítico às teses de doutorado sobre esporte entre 2010 e 2015 no Brasil o objetivo deste artigo é investigar se há indicadores que permitem visualizar a configuração de saberes científicos que ultrapassem as fronteiras disciplinares. É um estudo descritivo. No banco de teses da Capes e da Biblioteca Digital Brasileira (IBICIT), selecionamos 93 teses. Os resultados sugerem que embora identifiquemos em alguns cursos de doutorado das ciências humanas, sociais e da educação a flexibilização das fronteiras disciplinares, as análises não permitem sugerir a hipótese de que estejamos constituindo conhecimentos transdisciplinares. O conhecimento mantém---se numa abordagem multidisciplinar, portanto, isolado nos limites entre as fronteiras de seus objetos de estudo.
REFERÊNCIAS
Amaral S, Ribeiro O, Silva DS. Produção científica acadêmica em políticas públicas do esporte e lazer no Brasil. Motrivivência;. 2014;6(42):27-40. [ Links ]
Burke P. Fronteiras culturais: barreiras e contatos. In. Revista Cult. São Paulo, abril. 2007. [ Links ]
Canclini NG. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. 4a Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; 2003. [ Links ]
Cunha e Silva P. O lugar do corpo. Elementos para uma cartografia fractal. Lisboa: Instituto Piaget; 1999. [ Links ]
Dussel I. O currículo híbrido: domesticação ou pluralização das diferenças? In: Lopes A, Macedo E. (Orgs.) Currículo: Debates Contemporâneos. São Paulo: Cortez, p.55-77, 2002. [ Links ]
Ferreira ALP, Vlastuin J, Moreira TS, Medeiros CC, Marchi Junior W. Notas sobre o campo da Sociologia do Esporte: o dilema da produção científica brasileira entre as Ciências Humanas e da Saúde. Movimento. 2013;19(2):251-75. [ Links ]
Gadini SL. Do hibridismo à mestiçagem cultural em Peter Burke e Luis Beltrão: tensões e sincretismos dialógicos da falkcomunicação com paradigmas interdisciplinares. Razón y Palabra. 2013, 17(4):178-89. [ Links ]
Gaya A. As ciências do desporto nos países de língua portuguesa: uma abordagem epistemologica. Porto: Gráficos Reunidos; 1994. [ Links ]
Gaya, A. O Jogo de Bola entre os Espelhos.;1; In. Gaya, A. e Col. educação física: ordem, caos e utopia. Belo Horizonte: Casa da educação física; 2014, 89-97. [ Links ]
Lazzaroti Filho A, Silva AM, Nascimento JV, Marcarenhas F. Modos operandi da produção científica de educação física: uma análise das revistas e suas veiculações. Rev Edu Fis. 2012;23(1):1-14. [ Links ]
Lüdorf SMA. Panorama de pesquisa em educação física d década de 90: análise dos resumos de dissertações e teses. Rev Edu Fis. 2002;13(2):19-25. [ Links ]
Morin E. Introdução ao pensamento complexo. 4a ed. Lisboa: Piaget; 2003. [ Links ]
Oliveira PAS, Castro PHZC, Lüdorf SMA. A produção científica no novo milênio: o caso do doutoramento da USP Centro Esportivo Virtual. XIV Congresso de educação física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa. Belo Horizonte. 2012. [ Links ]
Reppold Filho AR. In Search of Academic Identity: Physical Education, Sport Science and the Field of Human Movements Studies. Tese (Doutorado em Educação): Escola de Educação, Universidade de Leeds, 2000. [ Links ]
Rosa S, Leta J. Tendências atuais de pesquisa em educação física Parte 1 Uma análise a partir de periódicos nacionais. Rev Bras Educ Fis Esporte. 2010;24(1):121-34. [ Links ]
Rufino LGB, Darido SC. A produção científica em pedagogia do esporte: análise de alguns periódicos nacionais. Conexões. 2011;9(2):110-32. [ Links ]
Souza JPM. Manifestação das “guerras das ciências” no campo científico da educação física. Atos de pesquisa em educação. 2011;6(2):447-69. [ Links ]