Resumo

Introdução:

O compromisso com o exercício físico tem um papel explicativo e orientador para a adesão do indivíduo ao comportamento do exercício, no entanto, o compromisso com o exercício físico em situações lúdicas é pouco estudado.

Objetivo:

Desenvolver um questionário de comportamento esportivo e recreativo baseado na escala de compromisso para residentes urbanos chineses.

Métodos:

Foram realizadas duas etapas, sendo a primeira com uma amostra de 453 indivíduos para explorar e verificar os determinantes do compromisso comportamental no esporte lúdico e o ajuste da estrutura, e a segunda com uma amostra de 786 indivíduos para investigar a relação entre o compromisso comportamental no esporte lúdico e seus determinantes.

Resultados:

O compromisso comportamental no esporte lúdico incluiu cinco determinantes: ‘motivação para participar’, ‘envolvimento pessoal’, ‘escolha para participar’, ‘oportunidade para participar’, ‘apoio social’. O modelo construído apresentou bom ajuste. Os fatores: ‘motivação para participar’, ‘engajamento pessoal’ e ‘interesse em participar’, apresentaram uma significativa associação positiva com o compromisso e uma significativa associação negativa com a escolha de participar.

Conclusão:

O modelo resultante apresenta características próprias do comportamento esportivo lúdico e pode ser utilizado como medida de compromisso do comportamento esportivo lúdico dos moradores de uma cidade chinesa. Nível de evidência II; Estudos diagnósticos -Investigando um teste diagnóstico.

Acessar