Estudo do Conhecimento dos Professores de Educação Física com ou Sem Formação Específica Que Atuam na Rede Pública do Espírito Santo
Por Antônio Carlos Morais (Autor).
Em IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE
Resumo
O presente trabalho é uma pesquisa em andamento, no Mestrado em Educação Física da UGF. Investiga-se a prática dos professores de Educação Física da rede pública estadual do ES, visando analisar os conhecimentos destes, considerando a formação profissional do entrevistado. Para apoiar as comparações e análises, o estudo passa por uma revisão bibliográfica, estudos que analisam o papel do professor e ou da escola; uma amostragem estratificada no plano da formação e o levantamento burocrático do quadro de pessoal da rede estadual. O estudo se justifica, a partir da constatação da existência de profissionais com as mais diversas formações que atuam na sala de aula no ES. A constatação explicita uma realidade: A escola caminha indiferente à formação de seus professores e aqueles não formados se legitimam enquanto trabalhadores da educação. Portanto: Qual é a diferença entre os professores formados ou sem formação específica que atuam na escola pública do Espírito Santo?