Estudo do Patrocínio no Grêmio Catanduvense de Futebol
Por Tiago Rossi (Autor), Fabrício Salla (Autor).
Resumo
O futebol vive de patrocínio basicamente, e pequenas equipes têm dificuldade de manter-se sem o apoio de empresas, esta afirmação justifica nosso estudo.Esta produção científica tem por propósito analisar as principais dificuldades e barreiras a qual enfrenta a equipe do Grêmio Catanduvense de Futebol em sua atual gestão 2003-2005, sediado em Catanduva-SP.Para atingir tais objetivos foi efetuado levantamento de dados sobre o clube junto ao departamento de finanças do Grêmio e posterior pesquisa aberta com dirigentes e colaboradores do mesmo. O clube conta com despesas fixas de R$ 35 mil mensais, sendo que 50% deste total são destinados à folha de pagamento de jogadores e equipe técnica, e os outros 50% para custeio de manutenção do clube .Conta com receita de parceria e patrocínio equivalente à R$ 18 mil/mês, e o déficit no orçamento é compensado com ajuda de colaboradores(pessoas físicas), promoções, renda de público e venda de produtos esportivos. Conclui-se então, que a principal e urgente dificuldade enfrentada pelo Grêmio Catanduvense de Futebol, que participa de campeonatos pela divisão A4, é a falta de patrocínio e credibilidade comprometida pelas gestões anteriores, atravancando seu fortalecimento e sua conseqüente ascensão para as divisões A3 e A2.