Resumo

O objetivo desse estudo foi identificar e analisar os principais motivos que influenciam adolescentes, não atletas, a iniciar e a permanecer praticando natação, bem como verificar se esses motivos são diferenciados, considerando a variável gênero. Para este propósito, foi construído e aplicado um instrumento específico de coleta de dados. O grupo amostral foi composto por 98 adolescentes, entre 13 e 18 anos, do sexo masculino e feminino, não atletas, que praticam natação no SESC - unidade Madureira, na Academia Rômulo Arantes – unidade Tijuca, e na Academia Rômulo Arantes – unidade Vila Isabel. Os resultados encontrados nessa pesquisa revelaram que o apoio dos pais, o aconselhamento do médico, o gosto pela prática da natação, o desejo de aprender a nadar e o aprimoramento do condicionamento físico figuram como os principais motivos para o envolvimento dos adolescentes em programas de natação. No que se refere aos motivos que justificam a permanência dos adolescentes nos programas de natação, verificamos que, independentemente do gênero dos praticantes, os principais motivos estão relacionados ao condicionamento físico, ao bem estar pessoal, à prevenção de doenças, à diversão e à empatia com o professor. Além desses motivos, a organização das aulas também foi identificada como um motivo importante que influencia a permanência dos jovens nos programas de natação. Portanto, é desejável e aconselhável que as aulas sejam bem organizadas, que levem os indivíduos a se sentirem bem em termos biofuncional e/ou emocional, que aprimorem o condicionamento físico dos praticantes, que possibilitem aos indivíduos momentos de diversão, descontração e prazer, e por fim, que o professor seja um profissional atencioso e paciente com o aluno. 

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