Resumo

Introdução: De acordo com a Teoria da Autodeterminação, a competência é tida com uma das três necessidades psicológicas fundamentais (NPF), então o sentimento de percepção de competência de uma determinada atividade ou tarefa é tido como muito importante, por proporcionar a pessoa um sentimento de facilidade em atingir uma meta, e também a sensação de satisfação por estar engajado em uma atividade em que a pessoa se sente efetiva (WILLIAMS, FREEDMAN & DECI, 1998). Este estudo teve como objetivo verificar os níveis de competência percebida de crianças em relação a sua participação no projeto do Instituto Compartilhar: Centro Rexona Ades de Voleibol (CRAV).

Material e Métodos: A amostra foi constituída de 1108 crianças de ambos os sexos, participantes do Centro Rexona Ades de Voleibol, de 22 núcleos do estado do Paraná. Com média de idade de 11,83 anos e d.p= 3,12. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi Perceived Competence Scale (1996), validado para o português por back transulation. Os dados foram tratados com estatística descritiva.

Resultados e Conclusão: Os resultados demonstraram que em média os alunos do CRAV apresentaram níveis de confiança elevados (X= 90,7 %), com 1,2 % das crianças com níveis de confiança considerados baixos (abaixo de 55%), 5,7% dos alunos com níveis de confiança considerados normais (entre 56% - 75%) e 93,1% em níveis de confiança considerados elevados (entre 76%-100%). De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que o projeto Centro Rexona Ades proporciona níveis elevados de confiança à seus participantes, suprindo de forma satisfatória a NPF. Sugerem-se novos estudos envolvendo esta variável e sua relação com outros construtos da psicologia.

Acessar Arquivo