Estudo da Estrutura do Treino de Jovens Mesatenistas dos Centros de Treino da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa
Por Fernando Malheiro (Autor).
Em Revista Portuguesa de Ciências do Desporto v. 5, n 2, 2005. Da página 184 a 191
Resumo
RESUMO Conhecer o processo de treino realizado nos centros de treino da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa é o objectivo deste estudo. A caracterização das metodologias adoptadas na preparação dos jovens jogadores e a sua comparação com os modelos de referência permitirão avaliar até que ponto as estratégias seguidas promovem um harmonioso desenvolvimento da formação desportiva dos mais jovens, por forma a possibilitar as melhores performances na idade adulta. O desenho metodológico escolhido é de carácter exploratório-descritivo (2). A técnica de pesquisa adoptada foi a análise documental, que nos permitiu caracterizar a estrutura e os conteúdos do treino a partir de documentos não elaborados especificamente para fins de investigação. Os documentos analisados foram os dossiers de treino - 739 unidades de treino, correspondentes a 1641 horas de treino - dos três centros de treino (CT) da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, relativos à época de 2002/2003. Esses documentos constituíam os programas de preparação de 32 crianças e jovens mesatenistas com idades no intervalo 10 a 15 anos: 11 no CT de Bragança, 15 no CT do Porto e 6 no CT da Madeira. Os resultados deste estudo evidenciam que: (i) os valores registados quanto ao volume anual de treino parecem não ser suficientes para a obtenção das melhores performances na idade adulta; (ii) é perceptível que os treinadores valorizam o treino técnico e o treino táctico, em detrimento de outras componentes do treino; (iii) de entre as capacidades motoras, são as formas de manifestação da velocidade - velocidade de reacção e velocidade nos deslocamentos – que são objecto de uma maior atenção; (iv) é notória a lacuna no treino da componente psicológica. Numa análise mais detalhada dentro de cada categoria, é possível concluir que o treino de algumas das subcategorias definidas - no Treino Técnico: “Serviço”, “Deslocamentos em Profundidade”, “Precisão” e “Adaptabilidade”; no Treino Táctico: “Contra a Tomada de Iniciativa”; e no Treino Psicológico: “Concentração” e “Atenção” - não está de acordo com a sua importância no ténis de mesa moderno. Palavras-chave: alto rendimento, crianças e jovens, ténis de mesa, treino desportivo.