Resumo

Estudo de orientação teórica – fenomenológico – existencial da relação ensino - aprendizagem na escola noturna. A partir da descrição dos fenômenos da evasão e repetência, procura-se explicitar o compromisso / descompromisso da instituição escolar, para com projeto de vida do estudante noturno e deste último para com a primeira. Procede-se a coleta de dados através de entrevistas, questionários e estudo de documentação e estatísticas oficiais disponíveis. Inclui-se a descrição e análises de experiências de ensino – aprendizagem no caso de 2 (duas) escolas noturnas de Ituiutaba/MG. Os sujeitos consistem de 20 (vinte) alunos repetentes de 5ª a 8ª série e de 10 (dez) professores dessas escolas. A descrição e análise do material de pesquisa sugere uma evidente desconexão entre o mundo significativo do aluno e o conteúdo formal do processo ensino - aprendizagem. Isso levaria a escola a não comprometer-se com o projeto existencial do aluno –trabalhador e vice-versa, contribuindo ambos para a etiologia da evasão e repetência.

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