Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o grau de conhecimento dos
professores de Educação Física, das séries finais do Ensino Fundamental,
a respeito dos valores ecológicos e ambientais presentes nos diferentes
documentos oficiais. Foram selecionados 24 professores, de um universo
de 29, da rede estadual da cidade de Ipatinga-MG; sendo 14 do gênero
feminino e 10 do gênero masculino. O instrumento utilizado foi a entrevista
semi-estruturada, que foi gravada individualmente, em local e horário
estabelecido pelos professores. As respostas foram transcritas na íntegra,
consolidadas e analisadas, utilizou-se como parâmetro metodológico BARDIN
(2002). Os resultados apresentaram que os professores não possuem
conhecimento sobre o conteúdo da Política Nacional do Meio Ambiente
(Lei nº6938/81) e da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº9795/
99). No entanto, relataram trabalhar os PCNs: Meio Ambiente e Saúde
através dos temas transversais ministrados em aula, principalmente na
elaboração do plano anual.Treze professores não percebem interferência
dessas leis no âmbito educacional, principalmente em relação à Educação
Física. Os resultados evidenciam um fato de suma importância no cenário
da Educação Física, pois entende-se que a prática docente deve ser coerente
com a legislação brasileira e com o contexto de ensino. Concluiu-se que os
professores de Educação Física possuem um grau mínimo de conhecimento
a respeito dos valores ecológicos e ambientais presentes nos diferentes
documentos oficiais.

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