Resumo
Este estudo teve como objetivo verificar a visão dos pais sobre a importância da prática esportiva como meio de inclusão social, para pessoas com deficiência mental na cidade de Montes Claros – MG. Com uma abordagem quantitativa e a partir da fundamentação no cotidiano, a investigação teve seu foco direcionado para as escolas de ensino especial. A amostra foi composta por 51 sujeitos sendo estes, pais e responsáveis por pessoas com deficiência mental (PcDM). O instrumento utilizado foi um questionário elaborado pelo autor e validado por cinco especialistas, envolvidos diretamente na temática do presente estudo. O questionário foi composto de 21 perguntas divididas em sete categorias, sendo elas: a cidadania; a participação ativa na sociedade; a autonomia; o exercício de direitos; a igualdade; o comportamento adaptativo e o ―fair-play‖. Os resultados obtidos apontaram que em relação à cidadania ainda há muito misticismo aliado ao preconceito quando se trata da PcDM, mas que tem havido uma grande aceitação. Quanto à participação ativa na sociedade, houve um crescimento através dos projetos, instalações adequadas e leis que favorecem a sua participação. No que diz respeito à autonomia, verificou-se uma grande melhora na tomada de decisão e de escolha das PcDM após o seu ingresso na prática esportiva. Em relação ao exercício de direito, verificou-se uma insatisfação com falta de políticas públicas e com o descumprimento das leis. Quanto à igualdade, notou-se uma satisfação no tratamento recebido da sociedade em vários setores. No que se refere ao comportamento adaptativo, foi detectada uma influência positiva do esporte no comportamento das PcDM. Em relação ao ―Fair play‖ foi observada a aquisição de comportamentos socialmente desejáveis ao longo do envolvimento da PcDM com a prática esportiva. Foi possível concluir que a prática esportiva tem sido fundamental para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiências e sobretudo para a sua inclusão social.