Resumo

O artigo em questão busca apresentar concepções históricas e conceituais sobre os periódicos científicos desde o seu surgimento e descrever o papel da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), assim como sua relevância no desenvolvimento, na consolidação e na avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil. Além disso, enfatiza as mudanças ocorridas nos critérios do Qualis periódicos, nos parâmetros de atribuição e perscruta os principais impactos ao longo do tempo. No que tange à dinâmica metodológica em curso, o levantamento de dados e de informações se restringiu ao levantamento bibliográfico e documental, a partir da descrição histórica dos critérios e dos parâmetros utilizados desde 1998 até 2020, tendo em vista o apontamento de novos critérios e de parâmetros numa perspectiva longitudinal. A pesquisa dedica-se, de forma preambular, a apontar os possíveis impactos que o novo Qualis pode desencadear, como a classificação única para cada periódico e a classificação por área mãe, bem como o regime de indexação em expressivas bases de dados como Scopus e Web of Science. Depreende-se, assim, que dissensos podem se fazer presentes quando o assunto envolvido direciona para modificações em critérios e em parâmetros para periódicos os quais impactam diretamente na forma orgânica da ciência. No entanto, observa-se, a partir dos documentos analisados, que, para áreas do conhecimento novas, o processo deve ser revisto, conforme asseguram as declarações de instituições científicas em relação aos prováveis prejuízos que podem vir a ocorrer, afetando as áreas, principalmente as que compõem o colégio de Ciências Sociais e Humanas.

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