Estudo do Nível de Desidratação em Mulheres Praticantes de Exercício Físico em Ambiente Quente, com e Sem Controle da Ingestão de água
Por Laila Fernanda de Souza Avelar (Autor), Karla Régia Ferreira Viana (Autor), Maisa Carvalho Rezende Soares (Autor), Mario N. O. Sevilio Junior (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo:
Avaliar a desidratação de praticantes de exercício físico em situação de ingesta d’água controlado(GC) e “ad libitum”(GAL), comparando gravidade específica(Du) e coloração da urina, em ambiente neutro.
Métodos e resultado:
Cinco mulheres(51,4±7,1 anos) de superfície corporal1,58±0,05m2, submetidas a duas sessões de exercícios, constituidas de 60’ de esteira à 70%FCmáx, por teste de aptidão cardiorrespiratório em esteira ergométrica(ACSM, 2000). Uma sessão consistiu na ingestão 180ml d’água/15min(SBME, 2009); a outra, no consumo “ad libitum”. A avaliação do nível de desidratação foi realizada através de amostras de urina, utilizando tabela de Armstrong(2000) e, a análise Du por meio de refratômetro(INSTRUTHERM, RTP-20ATC), antes e após treino. A temperatura e a umidade relativa do ar(URA) foram 23,6±0,4ºC e 39,8±1,5%, registradas por termohigrômetro digital(INSTRUTHERM, HT-260). A análise dos resultados foi realizada por valores da média, desvio padrão e percentual(∆%). Como resultado, a Du (1014±10) e coloração da urina (4±2) no GC antes do exercício revelaram desidratação mínima, após exercício, a Du (1008±6) e coloração da urina(3±1) tornaram-se euidratados. O GAL, classificado antes do exercício em desidratação mínima Du(1020±6), não alterou seu estado após o exercício Du(1016±8). Porém, quando considerado a coloração da urina do mesmo grupo temos 4±1 antes e 3±1 após exercício, passando de desidratação mínima para euidratado.
Conclusão:
Os grupos iniciaram a sessão de exercício em estado mínimo de desidratação. Porém, o GC conseguiu melhorar seu estado para euidratado de acordo com os dois métodos, justificado pela suficiente ingesta d’água. GAL permaneceu desidratado segundo Du enquanto pela coloração houve a alteração para euidratado.