Estudo da Observação e Auto-observação Sob Influência de Variáveis de Desempenho Desportivo em Natação, Segundo as Diferenças de Conhecimento de Erro Técnico
Por Jorge Campaniço (Autor), José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes (Autor).
Em VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O presente estudo trata a problemática do conhecimento base referente à proficiência do erro técnico por observação e auto-observação , contribuindo para o conhecimento e desenvolvimento da "expertise"em natação. Para o efeito, estudámos a competência observacional em jovens praticantes sob a influência de duas variáveis: (i) experiência; (ii) desempenho desportivo. Para a cotação do conteúdo observacional utilizamos duas metodologias de análise designadas por "erros fundamentais" (EF) e "erros declarados" (ED). A amostra foi constituída por 60 sujeitos de 13-14 anos com experiências compatíveis e equivalentes (pré-juniores), mas com níveis de desempenho diferenciados, divididos em três subgrupos: (i) Gl: experientes com desempenho superior; (ii) Gll: experientes com desempenho inferior (iii) Glll: novatos. Os principais resultados demonstraram: (i) valores médios de proficiência30,4% e no subgrupo de desempenho superior os valores sobem para os 39,9% (ii) o subgrupo de desempenho superior revela: (1) um maior número de decisões enunciadas; (2) níveis de resposta mais objectivos; (3) freqüências de respostas correctas superiores; (4) freqüências de respostas erradas, ou omitidas, menores; (5) índices de eficácia observacional superiores; (iii) variáveis como prontidão física e técnica revelam-se associadas ao desempenho observacional ; (iv) tendência dos sujeitos percepcionarem maior número de erros na geração do apoio propulsivo. Parece-os que a proficiência do erro por observação vídeo diferido é um indicador de excelência para avaliarmos o desenvolvimento da expertise, particularmente quando o conhecimento procedimental é orientado para a optimização do desempenho motor em natação.