Resumo

Objetivo:
Estudar a organização das Escolas de Futebol na Região Metropolitana de Campinas (RMC), no que tange ao processo de implantação e o projeto pedagógico.

Métodos e Resultados:
Trata-se de um estudo de caráter exploratório descritivo-interpretativo, realizado em Escolas de Futebol (n=8). A coleta dos dados foi feita através de entrevista usando um questionário semiestruturado, com questões referentes ao processo de implantação, perfil profissional e projeto pedagógico. Foi submetido e aprovado no Comitê de Ética (Protocolo nº 544/2011) da Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP. Do processo de implantação, foram constadas escolas de futebol franqueadas (n=2), com alvará de funcionamento (n=6), cadastro nacional pessoa jurídica (n=7), vistoria realizada por bombeiro e/ou defesa cível (n=7) e Conselho Regional de Educação Física (n=8). São atendidas crianças e adolescentes (5 a 15 anos), organizados em categorias. Os perfis dos profissionais são ex-atleta sem graduação (n=4), ex-atleta graduado em Educação Física (n=2), graduado em Educação Física (n=9), graduado em Educação Física com especialização na modalidade (n=1). Foi constatada ausência Projeto Pedagógico, assim como a ausência de plano de ensino e práticas avaliativas sendo feitos de forma sistematizada e planejada.

Conclusão:
Faz-se necessário intervir junto as escolas de futebol de modo a garantir que aquilo que é proposto seja realmente cumprido enquanto processo de iniciação e formação esportiva, bem como proteger os sujeitos engajados na prática esportiva, aja visto o fato de serem crianças e adolescentes (vulneráveis). Outros estudos precisam ser realizados a fim de ampliar as informações acerca desse seguimento de atuação profissional.