Estudo da Organização das Escolas de Futebol na Região Metropolitana de Campinas
Por Vinícius Moura da Silva (Autor), Valmir Feitosa de Macedo (Autor), Alcides José Scaglia (Autor), Larissa Rafaela Galatti (Autor), Riller Silva Reverdito (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo:
Estudar a organização das Escolas de Futebol na Região Metropolitana de Campinas (RMC), no que tange ao processo de implantação e o projeto pedagógico.
Métodos e Resultados:
Trata-se de um estudo de caráter exploratório descritivo-interpretativo, realizado em Escolas de Futebol (n=8). A coleta dos dados foi feita através de entrevista usando um questionário semiestruturado, com questões referentes ao processo de implantação, perfil profissional e projeto pedagógico. Foi submetido e aprovado no Comitê de Ética (Protocolo nº 544/2011) da Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP. Do processo de implantação, foram constadas escolas de futebol franqueadas (n=2), com alvará de funcionamento (n=6), cadastro nacional pessoa jurídica (n=7), vistoria realizada por bombeiro e/ou defesa cível (n=7) e Conselho Regional de Educação Física (n=8). São atendidas crianças e adolescentes (5 a 15 anos), organizados em categorias. Os perfis dos profissionais são ex-atleta sem graduação (n=4), ex-atleta graduado em Educação Física (n=2), graduado em Educação Física (n=9), graduado em Educação Física com especialização na modalidade (n=1). Foi constatada ausência Projeto Pedagógico, assim como a ausência de plano de ensino e práticas avaliativas sendo feitos de forma sistematizada e planejada.
Conclusão:
Faz-se necessário intervir junto as escolas de futebol de modo a garantir que aquilo que é proposto seja realmente cumprido enquanto processo de iniciação e formação esportiva, bem como proteger os sujeitos engajados na prática esportiva, aja visto o fato de serem crianças e adolescentes (vulneráveis). Outros estudos precisam ser realizados a fim de ampliar as informações acerca desse seguimento de atuação profissional.