Resumo

O objetivo foi estudar as respostas dos alunos do 8.º semestre de 1983 da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo quanto ao seu conhecimento sobre currículo, reformas curriculares e a importância da sua participação nos processos decisórios curriculares.A revisão demonstrou um amparo integral à idéia do planejamento participativo em todas as experiências vivenciadas pela escola, desde apitar jogos, dirimir dúvidas no campo esportivo, planejar e avaliar em conjunto com os professores, e inclusive quanto à sua opinião sobre a contratação do corpo docente. Usou-se um questionário com 40 afirmativas fechadas, tendo cada uma escalas com cinco níveis de intensidade aplicado a 71 sujeitos, correspondente a 71,6% da população, constituída de 87 alunos. A validade de conteúdo foi feita através da opinião de dois especialistas em currículo, membros da Comissão de Ensino da EEFUSP. O teste de fidedignidade das questões apresentou um índice de 0,77.Os resultados foram analisados descritivamente, através das porcentagens das respostas de cada item isoladamente e da soma de dois ou três itens para verificar maiores sutilezas quanto às concordâncias, indecisões ou moderações dos sujeitos. Usou-se análise fatorial, tendo sido descobertos quatro fatores, além dos quatro tipos de avaliação em que as afirmativas foram inicialmente divididas.Os resultados demonstraram: (a) o desconhecimento dos alunos sobre o currículo escolar; (b) uma reação de insegurança quanto à sua formação acadêmica e futura ação profissional; e (c) a necessidade da participação dos alunos nos processos decisórios da EEFUSP., já que eles podem emitir opiniões criteriosas se puderem participar efetivamente dos planejamentos curriculares.

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