Resumo

O Profissional de Educação física vem enfrentando mudanças significativas no contexto do mundo do trabalho. Por isso conhecer e saber da importância do empreendedorismo assume um papel importante para esse novo profissional frente as exi- gências do mercado de trabalho. Assim, este estudo objetiva verificar o potencial empreendedor dos acadêmicos do 7º perío- do de educação física da UFV e relacioná-los ao estudo feito por Daher(2), verificando as alterações no potencial empreende- dor. A amostra foi composta por 50 acadêmicos, na faixa etária de 20 a 28 anos. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário que avalia o potencial empreendedor do indivíduo. O tratamento estatístico utilizado foi a estatística descritiva como distribuição de freqüência, média e desvio- padrão. Os resultados indicaram que 78% dos respondentes apresentaram “potencial transitório” tendo sido inferior ao apresentado quando ingressaram no curso em 2004, que foi de 85%. Com a análise comparativa dos dados e a interpretação de suas variáveis, verifica-se a necessidade de melhoria na capaci-tação gerencial para lançarem-se no mundo dos negócios. Sugere-se que novos estudos sejam realizados buscando alter-nativas para melhorar a relação entre formação profissional e a realidade de atuação dos profissionais de educação física.

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