Estudo Preliminar das Características Psicométricas da Versão em Língua Portuguesa do Inventário Multidimensional de Perfeccionismo no Desporto
Por José Fernando A. Cruz (Autor), Manuela Amaral (Autor), Rui Sofia (Autor), Joana Valente (Autor), Manuela Peixoto (Autor), Luís Meireles (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O “desempenho perfeito” parece continuar a ser um lema predominante em contextos de realização, incluindo o desportivo. Nesse sentido, a avaliação das preocupações e “lutas” perfeccionistas, por um lado, e as pressões percebidas por “figuras” de referência dos atletas, por outro, levaram Stoeber, Otto e Stoll (2005) a desenvolver o “Inventário Multidimensional de Perfeccionismo no Desporto”. Nesse sentido, a presente investigação teve como objectivo central analisar as dimensões do perfeccionismo em contextos desportivos. O estudo foi realizado numa amostra de 224 atletas de ambos os sexos, praticantes de várias modalidades, com idades compreendidas entre os 14 e os 28 anos. Os resultados obtidos evidenciaram uma estrutura factorial similar ao original, sugerindo ainda bons indicadores de fidelidade e validade da versão do IMP em língua portuguesa . Os resultados das análises realizadas evidenciam as suas diferentes dimensões e mostram um padrão diferencial de relações com outros constructos associados (e.g., ansiedade competitiva, percepção de ameaça na competição e objectivos de realização). Os dados obtidos são analisados e discutidos à luz dos recentes “debates” entre dimensões mais adaptativas e/ ou desadaptativas do perfeccionismo em contextos de realização (e.g., desporto, música).