Estudo Qualitativo Sobre a Viabilidade de Uma Intervenção Para Reduzir o Tempo Sentado em Aula
Por Evelyn Helena Corgosinho Ribeiro (Autor), Douglas Roque Andrade (Autor), Marília Velardi (Autor), Paulo Henrique de Araújo Guerra (Autor), Alex Antônio Florindo (Autor).
Em XII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
O mobiliário ajustável é uma estratégia na redução do tempo sentado. O objetivo do estudo foi dar voz aos professores sobre a introdução do mobiliário para reduzir o tempo sentado em sala de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Foram organizadas duas rodas de conversa, entre abril e maio de 2018, com cinco professoras do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do distrito de Ermelino Matarazzo (São Paulo/SP). A roda de conversa foi o método escolhido para dar voz às professoras, atores fundamentais e com experiência prática para refletir sobre a possibilidade e o impacto de se alterar regras e condutas de sala para que o mobiliário tradicional fosse substituído pelo ajustável ou bancadas fixas fossem instaladas, permitindo que os alunos realizassem suas atividades sentados ou em pé.