Estudo Qualitativo Sobre a Viabilidade de Uma Intervenção Para Reduzir o Tempo Sentado em Aula
Por Evelyn Helena Corgosinho Ribeiro (Autor), Douglas Roque Andrade (Autor), Marília Velardi (Autor), Paulo Henrique de Araújo Guerra (Autor), Alex Antônio Florindo (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 24, n 1, 2019.
Resumo
O mobiliário ajustável é uma estratégia na redução do tempo sentado. O objetivo do estudofoi dar voz aos professores sobre a introdução do mobiliário para reduzir o tempo sentado em sala dealunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Foram organizadas duas rodas de conversa, entre abril emaio de 2018, com cinco professoras do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pú-blica do distrito de Ermelino Matarazzo (São Paulo/SP). A roda de conversa foi o método escolhidopara dar voz às professoras, atores fundamentais e com experiência prática para refletir sobre a pos-sibilidade e o impacto de se alterar regras e condutas de sala para que o mobiliário tradicional.