Estudo da Quantidade de Jogadores em Jogos Reduzidos de Handebol: Mudança na Dinâmica Técnica e Tática.
Por Filipe Manuel Clemente (Autor), Rúben Filipe Rocha (Autor), Rui Sousa Mendes (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 28, n 1, 2014. Da página 135 a 145
Resumo
ResumoCLEMENTE, Filipe Manuel; ROCHA, Rúben Filipe e MENDES, Rui Sousa.
Rev. bras. educ. fís. esporte[online]. 2014, vol.28, n.1, pp. 135-145. ISSN 1807-5509. http://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092014000100135.
O objetivo do presente estudo foi o de analisar os efeitos de diferentes formas de jogo (2 x 2, 3 x 3 e 4 x 4) de handebol no desempenho técnico e tático de alunos de Educação Física. Participaram no estudo oito alunos do sexo masculino (18,25 ± 1,04 anos de idade). Os indicadores que apresentaram diferenças significativas foram: contatos na bola, número de passes de ombro, passes de ombro completados e origem de pontos através de ataque organizado e contra-ataque. Conclui-se que as formas de jogo com menor número de alunos aumentaram a quantidade de ações técnicas e táticas, sugerindo-se estas formas numa fase inicial de aprendizagem.
Palavras-chave : Ensino; Educação física; Jogos reduzidos; Handebol.