Resumo

ResumoCLEMENTE, Filipe Manuel; ROCHA, Rúben Filipe  e  MENDES, Rui Sousa. 

Rev. bras. educ. fís. esporte[online]. 2014, vol.28, n.1, pp. 135-145. ISSN 1807-5509.  http://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092014000100135.

O objetivo do presente estudo foi o de analisar os efeitos de diferentes formas de jogo (2 x 2, 3 x 3 e 4 x 4) de handebol no desempenho técnico e tático de alunos de Educação Física. Participaram no estudo oito alunos do sexo masculino (18,25 ± 1,04 anos de idade). Os indicadores que apresentaram diferenças significativas foram: contatos na bola, número de passes de ombro, passes de ombro completados e origem de pontos através de ataque organizado e contra-ataque. Conclui-se que as formas de jogo com menor número de alunos aumentaram a quantidade de ações técnicas e táticas, sugerindo-se estas formas numa fase inicial de aprendizagem.

Palavras-chave : Ensino; Educação física; Jogos reduzidos; Handebol.

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