Estudo da Relação Entre Testes de Aptidão Ffsica Para Adhissâo Ao Curso de Educação Ftsica e Notas do Primeiro Ano do Curso
Por João Luiz Zinn (Autor).
Resumo
0 PROPÓSITO DESTE ESTUDO FOI INVESTIGAR A VALIDADE DO TESTE de Aptidão Física (TAF) para predizer o rendimento acadêmico de estudantes DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE Federal_de Santa Maria-RS e examinar a utilidade dos resultados para a seleção dos candidatos para ingresso no curso. Participaram do ESTUDO 96 SUJEITOS DO SEXO MASCULINO E 99_DO SEXO FEMININO DO 3° SEMESTRE do curso de Educação Física. _A anãlise estatística foi realizada ATRAVÉS DE TESTES DE CORRELAÇÃO SIMPLES ENTRE CADA UM DOS SEIS SUBTESTES DA BATERIA TAF E MEDIA HARMONICA DO VESTIBULAR T'ESTE de Aptidão (VTA) com a Média Geral dos dois primeiros semestres, para AMBOS OS SEXOS. Os COEFICIENTES DE CORRELAÇÃO OBTIDOS NESTE ESTUDO, POR PARECEREM MUITO BAIXOS, INDICARAM QUE NENHUM DOS SEIS SUBTESTES DA BATERIA TAF E DO VTA PARECEM UTEIS PARA PREDIZER A MÉDIA Geral_para o curso. Portanto, o VTA, apesar de limitado, ainda É_0 MAIS ÚTIL PARA SELECIONAR ESTUDANTES PARA O CURSO DE EDUCAÇÃO