Resumo

Este estudo tem por objetivo, aplicar baterias de atividades motoras e de maturidade cognitiva destinado às crianças na faixa etária de seis e sete anos de idade, freqüentadoras das Classes de Alfabetização de Escolas da Rede Municipal de Ensino do Estado do Rio de Janeiro que se encontram em fase de alfabetização, buscando averiguar e explicar as contribuições destas valências percepto-motoras na formação e aperfeiçoamento da integração sensório-motora e a possibilidade que estas contribuam para a transferência de condicionamento da aquisição de habilidades cognitivas essenciais na fase de alfabetização, observada a discrepância entre os programas de estimulação psicomotora atualmente realizados, onde as atividades corporais são executadas de forma aleatória, não sendo considerada a importância do estímulo motor na formação e aperfeiçoamento destas valências, as quais pode-se destacar, como sendo as molas mestras para a ocorrência de uma transferência de habilidades motrizes. Para tal objetivo, foi realizada uma pesquisa Correlacional, onde as habilidades motoras como a velocidade, o equilíbrio, a coordenação, a agilidade e a resistência assim como os indicadores maturacionais cognitivos como coordenação visual motora, memorização visual, coordenação auditivo-motora, memorização auditiva, índice de fatigabilidade, índice de atenção dirigida, vocabulário e compreensão geral, serão aplicados na forma de teste, de maneira que o resultado desta correlação permita verificar se a maturação de tais habilidades poderá contribuir para a transferência de habilidades neuro-motoras das crianças nesta faixa etária, para diagnosticar uma prontidão maior ou menor no processo de alfabetização.

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