Estudo sobre a satisfação do sócio-torcedor do Paraná clube
Por Wesllen Gian Carvalho (Autor), Sergio Roberto Molletta (Autor), Fabio Mucio Stinghen (Autor), Christian Marcelo Fontes Knaut (Autor).
Em Revista Intercontinental de Gestão Desportiva v. 3, n 2, 2013.
Resumo
Atualmente nos estudos de marketing, o consumidor é visto como o responsável central pelo lucro das empresas, sendo que estes estudos modernos focam na identificação das necessidades de seus clientes e soluções para deixá-los satisfeitos. Porém, diferente de outros segmentos de mercado, o consumidor esportivo é único, com características de lealdade e fidelidade que são encontradas apenas na indústria do esporte. A identificação que o torcedor possui com as marcas do seu clube o envolve emocionalmente para realizar compras de produtos ou se adquirir um plano de associação. Entretanto, essa fidelidade não irá gerar uma satisfação por consequência, necessitando que o clube identifique quais os pontos de melhoria para atender seus torcedores de forma satisfatória. Assim, o objetivo do estudo foi identificar a satisfação dos consumidores/sócio-torcedores do Paraná Clube, com os benefícios e serviços oferecidos pelo clube. A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionário em 416 sócios e as principais constatações foram que o sócio paranista está satisfeito com os planos de associação e os preços cobrados, porém está insatisfeito com a estrutura do estádio, os locais de vendas e os produtos disponibilizados pelo Paraná Clube.