Estudo sobre a satisfação do sócio torcedor do Paraná clube
Por Wesllen Gian Carvalho (Autor), Sergio Roberto Molletta (Autor), Fabio Mucio Stinghen (Autor), Christian Marcelo Fontes Knaut (Autor).
Resumo
Atualmente nos estudos de marketing, o consumidor é visto como o responsável central pelo lucro das empresas, sendo que estes estudos modernos focam na identificação das necessidades de seus clientes e soluções para deixá-los satisfeitos. Porém, diferente de outros segmentos de mercado, o consumidor esportivo é único, com características de lealdade e fidelidade que são encontradas apenas na indústria do esporte. A identificação que o torcedor possui com as marcas do seu clube o envolve emocionalmente para realizar compras de produtos ou se adquirir um plano de associação. Entretanto, essa fidelidade não irá gerar uma satisfação por consequência, necessitando que o clube identifique quais os pontos de melhoria para atender seus torcedores de forma satisfatória. Assim, o objetivo do estudo foi identificar a satisfação dos consumidores/sócio-torcedores do Paraná Clube, com os benefícios e serviços oferecidos pelo clube. A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionário em 416 sócios e as principais constatações foram que o sócio paranista está satisfeito com os planos de associação e os preços cobrados, porém está insatisfeito com a estrutura do estádio, os locais de vendas e os produtos disponibilizados pelo Paraná Clube.