Estudo Sobre o Bullying, Conceitos e Aplicações na Escola e nas Aulas de Educação Física
Por Thiago Medeiros da Costa Daniele (Autor), Rosane de Almeida Andrade (None), Caio Vieira Nunes (Autor), Rosane de Almeida Andrade (Autor), Lucas Camilo Pereira (Autor), Rafaele Carvalho Nobre (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 24, n 258, 2019.
Resumo
Compreende-se que a violência se tornou um fator preocupante em nossa sociedade e se apresenta no cotidiano escolar de maneira bastante expressiva. Objetivo: investigar os conhecimentos básicos dos alunos acerca do bullying na escola e nas aulas de Educação Física. Método: estudo de campo com cunho transversal e descritivo foi realizado em 53 alunos com idades entre 11 e 18 de ambos os gêneros, foi aplicado um questionário semiestruturado com questões fechadas. Resultados: os atos de bullying foram expressivos em ambos os gêneros e fazem parte da realidade dos alunos e alunas avaliados. Constatou-se que 83% dos avaliados já sofrem bullying e 79% já praticaram com seus colegas. A causa mais relevante, relatada no estudo, foi a prática do bullying como autodefesa. Conclusão: Tais achados apontam uma maior necessidade de ação social na busca de proporcionar aos alunos um ambiente de maior respeito e diminuir possíveis problemas na saúde mental relacionados a prática do bullying.