Estudo Sobre os Critérios de Seleção e Aplicação dos Brinquedos Cantados nas Instituições de Educação Infantil no Município de Londrina
Por Maria Inez Pellissari Pomin (Autor), Ana Maria Pereira (Autor).
Resumo
No período de 1992 até o presente momento coordenando o projeto de extensão: "Educação Física - Atividade integrada para o desenvolvimento do pré-escolar das creches de Londrina" atendemos trinta e cinco Instituições. As ações desenvolvidas pelos docentes e discentes neste projeto baseiam-se na aplicação de um conjunto de jogos, histórias dramatizadas, brinquedos cantados como recurso metodológico para o desenvolvimento motor infantil. Em contato direto com os profissionais dessas instituições percebemos que as canções infantis e brinquedos cantados que antigamente estavam presentes no dia a dia das crianças, estão sendo substituídos e não acontecem de maneira espontânea. Frente a esta situação, a pesquisa ora realizada tem como objetivo diagnosticar com que freqüência os brinquedos
cantados são utilizados pelos profissionais que atuam nas instituições de Educação Infantil do município de Londrina, bem como conhecer quais os critérios e que fatores influenciam sua escolha.