Resumo

Este trabalho se propõe a estudar alterações auditivas em 208 escolares da região de Assis, cidade do interior do Estado de São Paulo, através do procedimento da Triagem Auditiva acompanhado de exame- otoscópico em todas as crianças que falharam na testagem. Esta fase em nosso trabalho foi classificada como Procedimento 1. Nesta pesquisa, foram também estudados alguns aspectos acadêmicos dos sujeitos , Com o objetivo de coletar maior número de dados, sorteamos aleatoriamente um número de crianças que falharam, igual ao número de crianças que falharam na testagem. Assim, analisamos o desempenho acadêmico nos dois grupos de crianças através de um questionário respondido pelos professores e através de seus conceitos e menções Este procedimento se constituiu no Procedimento 2 desta pesquisa. Assim, foi feita uma relação entre alterações auditivas e desempenho escolar porém devido a múltiplos fatores, esta relação não pode ser aprofundada. Este estudo chegou a de 7,7%falhas, o que indica possíveis alterações auditivas que foram confirmadas pelo exame otoscópico. Analisando qualitativamente os dados, pudemos observar que o grupo de crianças que falharam na Triagem auditiva, apresentou uma série de alterações significativas. Observamos também que as crianças de nível sócio-econômico mais baixo tiveram um número de falhas maior do que as crianças de nível sócio-econômico mais alto. Assim, nas escolas de Nível B, escolas situadas na periferia, longe do centro, em bairros menos favorecidos, com casas mais simples, ruas sem calçamento e iluminação, e com população predominantemente de baixa renda 9,02% das crianças falharam na Triagem Auditiva. Nas escolas de Nível A, escolas melhor situadas na cidade, ou em bairros favorecidos com iluminação, comércio, ruas asfaltadas e outros melhoramentos, 5,3% das falharam na Triagem Auditiva ,Apesar das dificuldades encontradas (pois o estudo foi feito numa cidade do interior do Estado de São ,Paulo) e sem outro pesquisador a nos auxiliar; o procedimento foi possível de ser realizado, o que indica que ele pode ser executado em larga escala.

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