Estudos (auto) biográficos em educação física: os desafios do “eu” fonte.
Por Rita Cláudia Batista Ferreira Rodrigues (Autor), Edilson Fernandes de Souza (Autor).
Em X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal
Resumo
Para além de revelar uma vida, a biografia possibilita uma compreensão privilegiada de pessoas, lugares e modos de viver, revela ainda dificuldades, desafios, desafetos. A biografia como gênero de escrita acadêmica vem passando por muitas transições, que a qualificam e fortalecem como campo de pesquisa. Nessa perspectiva, este artigo é mobilizado a partir dos estudos de doutorado em Educação que estamos realizando e que tem como eixo a pesquisa biográfica. Temos observado as contribuições e as possibilidades que estudo (auto) biográficos podem trazer ao campo da Educação Física. Por isso, este artigo visa compreender as possibilidades do “eu” como fonte de pesquisa (auto) biográfica no campo da Educação Física. Partindo da consideração de si ou de outrem como forma de apropriação, formação e transformações. Como este assunto já vem sendo estudado por nós, nos pautamos em artigos que apontam a importância de biografias, bem como problematizam o tema para a área. Além disso, uma tese autobiográfica, também subsidiou nossos estudos, os quais foram submetidos à análise bibliográfica na perspectiva de reconhecer como esse campo de estudos vem sendo debatido e se consolidando e as relações que estabelecem com outras áreas de conhecimento. Assim, os textos se tornaram fontes de pesquisa cujo tema principal foram as (auto) biografias, seus conceitos, definições, bem como localizá-las no contexto da Educação Física.