Estudos culturais físicos e abordagens metodológicas: descrições a partir da obra routledge handbook of physical cultural studies
Por Gabriella Gonçalves Mendes da Silva (Autor), Ábia Lima de França (Autor), Lais Cristina Barbosa Silva (Autor), Vitor Hugo Marani (Autor).
Resumo
O presente artigo teve objetivo geral investigar as principais abordagens teórico-metodológicas relacionadas ao estudo do corpo presentes nos Estudos Culturais Físicos (ECF) a fim de (re)conhecer como tais metodologias podem contribuir para pensar a educação física brasileira. Atentou-se ao estudo do campo intitulado Physical Cultural Studies; à identificação dos aportes teórico-metodológicos que o integram; à problematização de como tais aportes contribuem para a construção de pesquisas que tenham o corpo como objetivo investigativo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, a partir da análise da oitava seção da obra Routledge Handbook of Physical Cultural Studies, que se dedica à discussão de abordagens teórico-metodológicas no interior dos ECF. Concluímos, com base na descrição dos estudos, que tais abordagens acenam para possibilidade metodológica de (re)pensar o corpo como elemento do processo investigativo a partir de inúmeras metodologias que o insiram nessa agenda, a exemplo de pesquisas etnográficas, autoetnográficas, narrativas, análises discursivas, mídia digital, entre outros.
REFERÊNCIAS
Andrews, D. L. (2008). Kinesiology’s Inconvenient Truth and the Physical Cultural Studies Imperative. Quest, 60(1), 45–62.
Andrews, D. L., & Silk, M. L. (2011). Physical Cultural Studies: Engendering a Productive Dialogue. Sociology of Sport Journal, 28(1), 1-3.
Silk, M. L., & Andrews, D. L. (2011). Toward a Physical Cultural Studies. Sociology of Sport Journal, 28(1), 4-35.
Barker-Ruchti, N., & Schubring, A. (2017). People in contexts. In M. Silk, D. L. Andrews, & H. Thorpe (Eds.), Routledge handbook of Physical Cultural Studies (pp. 495-504). London and New York: Routledge International Handbooks.
Bruce, T., Rankine, J., & Nairn, R. (2017). Critical discourse analysis. In M. Silk, D. L. Andrews, & H. Thorpe (Eds.), Routledge handbook of Physical Cultural Studies (pp. 467-475). London and New York: Routledge International Handbooks.
Cooky, C. (2017). Text/representation. In M. Silk, D. L. Andrews, & H. Thorpe (Eds.), Routledge handbook of Physical Cultural Studies (pp. 476-483). London and New York: Routledge International Handbooks.
Fitzpatrick, K. (2017). Poetry, poiesis and physical culture. In M. Silk, D. L. Andrews, & H. Thorpe (Eds.), Routledge handbook of Physical Cultural Studies (pp. 515-527). London and New York: Routledge International Handbooks.
França, Á. L. de, Nascimento, C. da S., & Marani, V. H. (2024). Corpo, educação e justiça social: diálogos entre Paulo Freire e Estudos Culturais Físicos. Revista Humanidades & Inovação, 10(15), 57-68.
Francombe-Webb, J., Silk, M. L., & Bush, A. (2017). Critical corporeal curricula, praxis and change. In M. Silk, D. L. Andrews, & H. Thorpe (Eds.), Routledge handbook of Physical Cultural Studies (pp. 558-567). London and New York: Routledge International Handbooks.
Giardina, M. D., & Newman, J. I. (2011). Physical Cultural Studies and Embodied Research Acts. Cultural Studies-Critical Methodologies, (28), 523-534.
Grossberg, L. (1997). Cultural studies, modern logics, and theories of globalisation. In A. McRobbie (Ed.), Back to reality? Social experience and cultural studies. Manchester: Manchester University Press.
Hargreaves, J., & Vertinsky, P. (2007). Physical Culture, Power and the Body. Routledge Critical Studies in Sport. London and New York: Routledge.
Ingham, A. G. (1997). Toward a department of physical cultural studies and an end to tribal warfare. In J. Fernandez-Balboa (Ed.), Critical postmodernism in human movement, physical education, and sport (pp. 157-182). Albany: State University of New York Press.
Irber, E. C., França, Á. L. de, & Marani, V. H. (2024). Estudos Culturais Físicos e Feminismo: Relações entre Corpo, Gênero e Justiça Social. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em estudos do Lazer, 27(1), 244–269.
King-White, R. (2017). Ethnographic approaches. In M. Silk, D. L. Andrews, & H. Thorpe (Eds.), Routledge handbook of Physical Cultural Studies (pp. 484-494). London and New York: Routledge International Handbooks.
Lara, L. M., & Rich, E. (2017). Os estudos de cultura física na Universidade de Bath-Reino Unido: dimensões de uma abordagem muito além da fisicalidade. Movimento (ESEFID/UFRGS), 23(4), 1311-1324.
Mackay, S. (2017). Digital media methodologies. In M. Silk, D. L. Andrews, & H. Thorpe (Eds.), Routledge handbook of Physical Cultural Studies (pp. 537-545). London and New York: Routledge International Handbooks.
Marani, V. H., Silva, G. G. M., Irber, E., & Araújo, P. F. B. (2021). Gênero, sexualidade e raça nos Estudos Culturais Físicos: experiências formativas na educação física brasileira. Humanidades & Inovação, 8, 203–217.
Marani, V. H., Sá, A. B. D. S., & Lara, L. M. (2021). Introdução à obra Routledge Handbook of Physical Cultural Studies, organizada por Michael L. Silk, David L. Andrews e Holly Thorpe. Acta Scientiarum. Education, 43, e59271, 1-13.
Pereira Filho, V. K. S., Irber, E. C., & Marani, V. H. (2023). Corpo, masculinidades e cultura física: mapeamento inicial de pesquisas nos Estudos Culturais Físicos. Corpoconsciência, 27, e15076, 1-18.
Pink, S., Fors, V., & Berg, M. (2017). Sensory, digital and visual methodologies. In M. Silk, D. L. Andrews, & H. Thorpe (Eds.), Routledge handbook of Physical Cultural Studies (pp. 528-536). London and New York: Routledge International Handbooks.
Sá, A. B., da S., Marques, J. P., & Lara, L. M. (2023). Cultura física e embodimento no campo dos Estudos Culturais Físicos. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, 20(1), 170-189.
Sandoli, F., & Marani, V. H. (2024). Corpo e Estudos Culturais Físicos: incursões iniciais. Revista Eletrônica Interdisciplinar, Barra do Garças, 15(1), 141–151.
Silk, M. (2002). Bangsa Malaysia: Global sport, the city and the refurbishment of local identities. Media, Culture and Society, 24(6), 775–794.
Silk, M., & Andrews, D. L. (2011). Toward a Physical Cultural Studies. Sociology of Sport Journal, 28(1), 4-35.
Silk, M., Andrews, D. L., & Thorpe, H. (Eds.). (2017). Routledge handbook of Physical Cultural Studies. London and New York: Routledge International Handbooks.
Silk, M., Andrews, D. L., & Thorpe, H. (2017). Introduction. In M. Silk, D. L. Andrews, & H. Thorpe (Eds.), Routledge handbook of Physical Cultural Studies (pp. 1-12). London and New York: Routledge International Handbooks.
Silk, M., Francombe-Webb, J., Rich, E., & Merchant, S. (2015). On the transgressive possibilities of physical pedagogic practices. Qualitative Inquiry, 21(9), 798-811.
Smith, B. (2017). Narrative inquiry and autoethnography. In M. Silk, D. L. Andrews, & H. Thorpe (Eds.), Routledge handbook of Physical Cultural Studies (pp. 505-514). London and New York: Routledge International Handbooks.