Estudos Sobre Desenvolvimento Profissional: da Escolha à Ruptura da Carreira Docente
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 19, n 4, 2008.
Resumo
O presente ensaio aborda os principais resultados de estudos empíricos sobre o desenvolvimento profissional docente, retratando desde a escolha até o momento da ruptura, com um olhar especial aos estudos que envolvem professores de Educação Física. Foram analisadas 65 investigações nacionais e internacionais, publicadas no período de 1990 a 2007. As análises realizadas permitiram averiguar, simultaneamente, a diversidade e a similaridade de objetivos, de procedimentos metodológicos empregados e de resultados obtidos. As investigações têm revelado que a escolha da profissão docente é influenciada tanto por motivos intrínsecos e altruístas quanto extrínsecos, sendo que a entrada na carreira oscila entre os sentimentos de descoberta e de sobrevivência. A diversidade de trajetórias pode ser observada no desenvolvimento profissional, destacando que a evolução na carreira não é linear, ocorrendo alguns avanços e regressões. O afastamento da docência pode ser sereno ou amargo, dependendo do contexto de intervenção do professor.