Resumo
A presente pesquisa investiga a trajetória de formação e atuação profissional de
Ethel Bauzer Medeiros, cuja relevância no campo da recreação e do lazer é
destacada tanto por autores contemporâneos de sua época, como por estudiosos da
atualidade, em virtude da sua produção intelectual. As seguintes questões
nortearam o estudo: Como ocorreu o despertar de Ethel pela temática da recreação
e do lazer? Como a sua formação profissional vinculou-se ao campo do lazer? Quais
teorias, autores e profissionais a influenciaram? Quais foram suas produções,
estratégias, representações e impactos neste campo? Os encaminhamentos
metodológicos adotados envolveram revisão bibliográfica, história de vida,
construção de cronologia, e entrevista. A análise foi realizada a partir da construção
iterativa para elaboração de uma explicação lógica da trajetória estudada, por meio
do exame dos dados bibliográficos, documentais, tramas identificadas na história de
vida de Ethel. O contexto de três períodos distintos foi levado em consideração.
Entre as décadas de 1920 e 1940, ainda na infância, ocorreu o primeiro contato com
a recreação valorizada como meio de educar, tanto no seio familiar como no Instituto
de Educação do Rio de Janeiro.