Ética e educação física escolar: um estudo de revisão da produção científica nacional
Por Elaine Prodócimo (Autor), Arnaldo Sifuentes Leitão (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 34, n 1, 2023.
Resumo
A ética é tema fundamental nos debates sobre o papel da escola na formação dos alunos e na educação física. Contudo, ainda existem muitos desafios no desenvolvimento e sistematização de práticas pedagógicas com esta temática. O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica nacional sobre o tema ética na Educação Física Escolar, entre 2001 e 2018. Trata-se de um estudo descritivo de revisão bibliográfica. O corpus de artigos analisados foi obtido por meio de buscas em periódicos nacionais de Educação Física com classificação Qualis-Capes B2 e superior, que possuem histórico de publicações na área de Educação Física escolar. Os resultados destacaram três temas recorrentes no tema ética: formação profissional, teorias pedagógicas e éticas e propostas e práticas pedagógicas. Foram encontrados 27 artigos, o que explica a baixa produção científica sobre o tema. O maior volume de publicações foi relacionado a “Propostas e práticas pedagógicas”, o que indica que a área se preocupa com os objetos de intervenção na escola. Poucos estudos foram, no entanto, focados na fundamentação teórico-metodológica, o que é preocupante, pois é possível que bases epistemológicas de outras áreas estejam sendo reproduzidas.