Editora Shape. Brasil 2004. 300 páginas.

Sobre

Desde sua implantação, há cerca de quatro anos, o Conselho Federal de Educação Física em conjunto com seus Conselhos Regionais nos Estados - sistema CONFEF/CREF - tem construído passo a passo seus referenciais para operação, partindo da Lei 9696 de 1998 que lhe deu origem institucional. E não havendo precedentes de experiências passadas – tanto no Brasil como no exterior – impôs-se a criação da regulamentação profissional em Educação Física, em que pese conflitos e dilemas naturais à esta atividade de múltiplos fundamentos e propósitos.

A dimensão ética, nestas circunstâncias originais, mostrou-se relevante desde oito de novembro de 1998, quando na cidade do Rio de Janeiro, representantes das Associações de Professores de Educação Física - APEF e dos cursos de formação de profissionais em Educação Física reuniram-se para eleger, os primeiros 18 integrantes do Conselho Federal de Educação Física. E uma das primeiras decisões do recém instalado CONFEF foi a postulação um Código de Ética para os profissionais de Educação Física, que deveria legitimar o exercício profissional da área sob forma de princípio básico. Tal dispositivo impôs-se não apenas em face à exigência legal, visando à identidade e à responsabilidade profissional – circunstância comum às demais profissões regulamentadas – mas, sobretudo, pela natureza intrínseca da Educação Física, cujas interven- ções dirigem-se para o ideal de atenção integral aos seus beneficiários.

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