“Eu achei a aula de educação física mais proveitosa, porque da outra vez eu não participei” Relações de gênero no planejamento participativo em duas escolas públicas no Ceará
Por Luciano Nascimento Corsino (Autor), Tina Daniela Kayser (Autor), Andréa Lima Girão (Autor), Emanuel Wescley dos Santos (Autor), Luiz Fernando Muniz Gomes (Autor).
Resumo
Dentre as problemáticas que emergem no cotidiano da educação física escolar, as hierarquizações de gênero são cada vez mais citadas. Ao considerar os estudos de gênero de orientação pós-estruturalista e o campo da educação física escolar, o objetivo desta pesquisa é compreender o Planejamento Participativo (PP) como possiblidade de problematização das questões de gênero na educação física à luz de duas pesquisas realizadas no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). Por meio dos registros realizados pelos pesquisadores durante duas pesquisas, investigamos a forma como as relações de gênero emergem durante o planejamento participativo desenvolvido em duas escolas públicas no estado do Ceará. Os dados indicam que o PP pode ser um instrumento potente para dar voz aos(às) estudantes devido ao diálogo constante durante as atividades desenvolvidas, proporciona maior participação das meninas e reflexão crítica sobre gênero nas manifestações da cultura corporal de movimento.