Resumo

A prática de futebol por meninas tem crescido na sociedade atual, entretanto existe uma lacuna em pesquisas sobre a opinião e percepção das próprias crianças sobre a prática e a participação em espaços exclusivos de vivência para meninas. Portanto, a pesquisa tem como objetivo compreender a percepção das crianças sobre as vivências nas oficinas de futebol das meninas no Programa de Integração e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (PRODECAD). O método adotado foi uma abordagem qualitativa e descritiva. Foram realizadas entrevistas-conversa com nove meninas, de sete a dez anos, participantes da oficina de futebol das meninas. As informações obtidas nas entrevistas-conversa foram sistematizadas e analisadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados, agrupados em duas categorias, demonstraram que o interesse das meninas pelo futebol cresce a cada dia, todavia, ainda existem preconceitos com a prática pelas meninas nos espaços educativos. Os dados enfatizam que elas estão empoderadas e reconhecem que meninas podem e devem jogar futebol. Além disso, a pesquisa evidencia a importância de um ambiente seguro, exclusivo e preparado para que elas pratiquem. Posto isso, espera-se que o estudo potencialize a compreensão e a valorização dos significados das crianças, especialmente as meninas, sobre práticas de futebol direcionadas especificamente para elas.

Acessar