Evasão nas aulas de educação física
Por Betania Maria Araujo Passos (Autor), Iara Lúcia Teixeira Ogando Silveira (Autor), Renato Renato Barbosa Nobre Junior (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 6, n 6, 2023.
Resumo
A cada ano podemos perceber nas escolas o aumento no abandono das aulas de educação física. Visto que a educação física é de suma importância para os alunos devido trabalhar, desenvolver e melhorar as habilidades físicas dos alunos. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar e verificar os principais motivos da evasão escolar das aulas de educação física por alunos do oitavo ano do ensino fundamental. A pesquisa envolveu uma escola pública da região norte da cidade de montes claros. Foi realizado um levantamento bibliográfico em várias bases de dados, tais como, scielo, lilacs e livros, contou também com a aplicação de entrevista e questionário aos alunos no decorrer das aulas ministradas, sobre os motivos que levam os mesmos a evasão das aulas de educação física. Tendo em vista que os motivos podem ser reflexo de diferentes fatores que se relacionam com idade, horários, classe social, gênero, estrutura da escola, estruturação familiar. A partir dessa pesquisa será possível repensar o papel do professor em sala de aula, sua metodologia de ensino, uma vez que as aulas de educação física na visão da maioria dos alunos se direcionam apenas para o movimento e os esportes e nem todos escolares tem os mesmos gostos e entendimentos sobre a disciplina. Usando assim técnicas para estimular e incentivar a permanência dos alunos, entendendo sua importância para a mente e o corpo. E é na escola o melhor lugar para tratar de sua importância, devido passarem a maior parte do seu tempo nela, constatando ainda o papel do professor como direcionador, inovador e incentivador no processo de ensino, conscientizando os alunos dos benefícios da pratica de atividade física e sua permanência no momento da aula, contribuindo assim para a sua formação corporal.