Resumo
O presente estudo visa compreender a motivação por trás do aumento da ausência de estudantes nas aulas de Educação Física à medida que avançam nas séries da educação básica. A recusa em participar das atividades propostas e desenvolvidas nessas aulas tem gerado o fenômeno aqui denominado como "evasão presencial". Diante dessa problemática, o objetivo deste estudo é analisar a percepção que estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental possuem sobre sua participação nas aulas de EF escolar, na tentativa de identificar a trajetória que antecede o processo de evasão nestas aulas. A pesquisa pautou-se em abordagem qualitativa, utilizando a narrativa biográfica como método. O público-alvo foi composto por 16 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados em uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo/SP. A coleta de dados biográficos ocorreu por meio de narrativas escritas, dos casos já vivenciados pelos(as) entrevistados(as). A análise dos dados coletados e das produções escritas foram realizadas em duas etapas: transcrição e análise temática, chegando às seguintes categorias: 1ª) Tematização da EF escolar: entre o ideal e o real: na qual identificamos que os(as) estudantes constroem suas opiniões sobre a EF escolar à medida que participam (ou não) das aulas, desta forma, experiências consideradas positivas ou negativas são determinantes para a participação ou para a evasão nas aulas de EF; 2ª) Bullying:uma das formas de violência: na qual se reconhece como uma forma de violência presente em qualquer ambiente escolar, inclusive nas aulas de EF, onde muitas vezes o corpo é exposto de forma humilhante e agressiva. A maneira com a qual este fenômeno é abordado é determinante para que os(as) estudantes optem por se envolverem ou não nas práticas corporais propostas; 3ª) Opressões de gênero e sexualidade nas aulas de EF: a falta do entendimento e do valor às diferenças e o desrespeito à diversidade, tornam as aulas de EF uma local de exclusão daqueles(as) que não se encaixam nos padrões normativos da sociedade. As interações sociais nas aulas se mostram como oportunidade para que alunos(as) e docentes possam interagir de modo a inibir qualquer forma de preconceito. A pesquisa atingiu seu objetivo maior que era analisar a percepção dos(as) alunos(as) sobre suas participações nas aulas de EF. Através da colaboração dos(as) entrevistados(as), também foi possível verificar que a evasão presencial nas aulas de EF escolar é multifatorial, alertando para a importância na propositura de práticas inclusivas e diversificadas, que consequentemente podem vir a ser um facilitador na complexa interação social entre os(as) estudantes.