Resumo

O estudo teve como objetivos: i) caracterizar eventos de exploração da natureza regionais, nacionais e internacionais; ii) analisar a forma como a comunicação/ promoção de um evento desportivo é realizada com intuito de ganhar visibilidade e atrair atletas estrangeiros; iii) compreender a gestão dos recursos humanos nos eventos desportivos; iv) analisar a avaliação dos eventos por parte dos atletas e dos colaboradores. Nos últimos anos, os eventos desportivos em contexto de exploração da natureza têm vindo a apresentar um crescimento, quer ao nível da procura quer ao nível da oferta. De acordo com Melo & Gomes (2017), os desportos de natureza inserem-se em atividades desportivas desenvolvidas e experienciadas em áreas tanto naturais como rurais, podendo contribuir para o desenvolvimento sustentável local. Estes têm tido uma maior procura por indivíduos que tentam de alguma forma conciliar a prática desportiva com uma interação com a natureza, levando a que se estude ao pormenor estes eventos. É possível identificar três fases dos eventos desportivos: pré-evento, relacionada com o planeamento do evento; evento propriamente dito, onde se centra toda a atenção; pós-evento, relacionada com a avaliação do evento, existindo tanto uma autoavaliação como uma heteroavaliação.