Resumo

INTRODUÇÃO: Em um cenário de crise mundial da COVID-19, vivemos um afastamento das possibilidades de participação em diferentes momentos sociais, inclusive, esportivos. Houve o cancelamento de eventos presenciais, entretanto, os eventos on-line revelaram-se como possibilidade.
OBJETIVO: Identificar os eventos esportivos de ginástica on-line efetivados no Brasil durante a pandemia (março de 2020 a abril de 2021), traçando um perfil sobre os mesmos.
MÉTODOS: Para este estudo, optamos pelo método quantitativo de coleta de dados. O levantamento dos dados foi realizado por meio das redes sociais: Instagram®, Facebook® e Youtube®. Para análise dos dados seguimos os parâmetros de organização em planilha do Excel® com o perfil dos eventos, realizando o uso de estatística simples.
RESULTADOS: Totalizaram 75 eventos gímnicos on-line encontrados e analisados no período pré-estabelecido. Os principais dados observados foram em relação às instituições proponentes de caráter privado, nas quais se destacaram na organização desses eventos, representando um total de 29,3%. O mês de maior destaque foi outubro de 2020, com 15 eventos. Identificamos a predominância da região Sudeste 58,6% na gerência desses encontros e a plataforma mais utilizada foi o Zoom Meetings® 28%. Os eventos com viés competitivo tiveram um maior alcance 60% em comparação àqueles com viés festivo 40%. Em relação ao tipo de ginástica, a modalidade mais contemplada foi a Ginástica Rítmica 72% equivalente a 54 eventos. Percebemos que a maioria dos eventos apresentaram categoria mista 97,3%, com destaque para a categoria infantil. Por fim, constatamos uma preferência ao formato individual de participação (80%), ou seja, vídeos com rotinas de um/a ginasta.
CONCLUSÃO: A utilização de plataformas virtuais foi evidente para a manutenção e visibilidade dos eventos de ginástica, bem como possível motivação e permanência na prática, majoritariamente na perspectiva competitiva da ginástica rítmica.

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