Resumo

A literatura tem evidenciado a necessidade de estudos de validação de testes motores para avaliação da competência motora (CM). Luz et al (2016) propuseram uma bateria de testes, ou seja, a Avaliação da Competência Motora (ACM) para avaliar a CM em crianças e adolescentes portugueses. O objetivo do presente estudo foi investigar as evidências de validade dessa MCA em uma amostra de pré-escolares brasileiros, além de avaliar a correlação entre os resultados de CM obtidos por meio da MCA e do Teste de Desenvolvimento Motor Grosso-2 (TGMD-2). Participaram do estudo 251 crianças em idade pré-escolar, de ambos os sexos, de seis Centros de referência em Educação Infantil da cidade de João Pessoa-PB. Os dados foram coletados usando MCA e TGMD-2. Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória (AFC) apontaram dois modelos, um deles com índices de ajuste adequados. Os coeficientes de correlação interclasses variaram entre 0,77 e 0,96, o que indica excelente confiabilidade; a correlação entre MCA e TGMD-2 foi significativa com magnitude moderada (r = 0,57, p <0,01). A estrutura de três variáveis ​​latentes do construto CM na ACM foi confirmada pela AFC. No entanto, um modelo bidimensional é sugerido. MCA e TGMD-2 pareceram medir aspectos semelhantes do CM. A confiabilidade permitiu concluir que o protocolo MCA aplicado a pré-escolares mantém a estabilidade temporal.

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