Evidências de validade de construto, critério e validação da bateria de testes de Avaliação de Competência Motora em pré-escolares
Por Ivina Andréa Aires Soares (Autor), Clarice Maria de Lucena Martins (Autor), Glauber Carvalho Nobre (Autor), Maria Teresa Cattuzzo (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 31, n 1, 2020.
Resumo
A literatura tem evidenciado a necessidade de estudos de validação de testes motores para avaliação da competência motora (CM). Luz et al (2016) propuseram uma bateria de testes, ou seja, a Avaliação da Competência Motora (ACM) para avaliar a CM em crianças e adolescentes portugueses. O objetivo do presente estudo foi investigar as evidências de validade dessa MCA em uma amostra de pré-escolares brasileiros, além de avaliar a correlação entre os resultados de CM obtidos por meio da MCA e do Teste de Desenvolvimento Motor Grosso-2 (TGMD-2). Participaram do estudo 251 crianças em idade pré-escolar, de ambos os sexos, de seis Centros de referência em Educação Infantil da cidade de João Pessoa-PB. Os dados foram coletados usando MCA e TGMD-2. Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória (AFC) apontaram dois modelos, um deles com índices de ajuste adequados. Os coeficientes de correlação interclasses variaram entre 0,77 e 0,96, o que indica excelente confiabilidade; a correlação entre MCA e TGMD-2 foi significativa com magnitude moderada (r = 0,57, p <0,01). A estrutura de três variáveis latentes do construto CM na ACM foi confirmada pela AFC. No entanto, um modelo bidimensional é sugerido. MCA e TGMD-2 pareceram medir aspectos semelhantes do CM. A confiabilidade permitiu concluir que o protocolo MCA aplicado a pré-escolares mantém a estabilidade temporal.