Evidências de validade e confiabilidade para o questionário de apoio social para prática de atividade física de crianças e adolescentes brasileiras
Por Naildo Santos Silva (Autor), Paulo Felipe Ribeiro Bandeira (Autor).
Em XV Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
Instrumentos que avaliam a relação entre o apoio social (AS) e a atividade física (AF) possuem diferentes construtos. Quanto a população brasileira, nenhum foi construído ou adaptado psicometricamente. OBJETIVO: Examinar a validade de construto e a confiabilidade da Escala de Suporte para Atividade versão brasileira (ACTS-BR) em crianças e adolescentes de seis a 17 anos. MÉTODO: A ACTS-BR contém três dimensões baseadas em teoria: suporte logístico, modelagem e regulagem parental com 12 itens. A validade do construto e a consistência interna foram testadas por análise fatorial confirmatória (AFC) e confiabilidade composta em uma amostra de 246 pais (idade média de 37,9+7,2 anos, 76,0% mães). O índice de ajuste comparativo (CFI), o Tucker-Lewis Index (TLI) e o erro quadrático médio de aproximação (RMSEA) foram utilizados para avaliar o ajuste geral dos modelos na validade de construto. O valor de 0,95 foi considerado um valor mínimo para inferir o ajuste do modelo, para o CFI e TLI o valor RMSEA de zero a 0,08 foi considerado aceitável. Cargas fatoriais maiores que 0.30 foram consideradas adequadas. O valor considerado aceitável para confiabilidade composta foi de 0,60. O software Jasp foi utilizado para AFC. RESULTADOS: A ACTS-BR com 12 itens apresentou índices de ajuste adequados incluindo o RMSEA (x2/df =1,71; CFI = 0.99; TLI = 0.98; RMSEA = 0.05; WRMR = 0.05), cargas fatoriais (variando de 0.50 a 0.92) e índices de ajustes gerais adequados. A confiabilidade composta total exibiu forte estabilidade (0.9369). Quando analisadas as dimensões, também obteve-se valores aceitáveis (Suporte logístico: 0.8416; Modelagem: 0.9084; Regulagem parental: 0.7415). CONCLUSÃO: A ACTS-BR é um instrumento válido, confiável, curto e fácil para avaliar o AS para prática de AF de crianças e adolescentes brasileiros. Ademais, permite avaliação independente de suas dimensões atendendo aos interesses dos pesquisadores.