Evoluçao das funções executivas em crianças praticantes de natação
Por Rhenan Yoshio De Caldas Fujita (Autor), Leonardo Costa Pereira (Autor), Renato André Sousa Da Silva (Autor), Renato André Sousa Da Silva (Autor), Sabrina Magno Juvito Da Silva (Autor).
Em 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
A prática de atividades físicas, vem sendo associadas a diversas melhorias para o desenvolvimento da vida do Ser humano, e em cada fase da vida, apresenta peculiaridades em detrimento das necessidades biopsicossociais. Sabe-se que a cada ano aumenta-se o déficit de concentração infantil nas idades escolares, importante componente que envolve o controle das funções executivas. Desta forma, haja visto, a imersão ao meio líquido, mudança de posição de estabilização e potencial de melhora da capacidade aeróbica, indaga-se sobre o efeito da natação sobre a função executiva de crianças. Objetivo desse estudo é verificar a influência da prática recreacional de natação sobre a função executiva de crianças em idade escolar. MÉTODOS: Foi feito um estudo observacional, caso controle, o grupo caso foi composto por crianças do Ensino fundamental 1, praticantes de natação, e o grupo controle foi composto por crianças do Ensino fundamental 1 não praticantes de natação, todas com idade entre 7 a 9 anos. Para a coleta das medidas de função executiva foi utilizado o teste de atenção por cancelamento no qual tem por objetivo avaliar a atenção seletiva e alternada em uma tarefa de busca visual, composto por três partes, com diferentes matrizes, estímulos e graus de dificuldade, e o teste de atenção por trilhas A e B no qual é composta por duas tarefas, uma de letras (A-L) e números (1-12), ambas dispostas aleatoriamente. O teste consiste em ligar os pontos em ordem alfabética e ordem numérica crescente. Para as análises estatísticas foi utilizados o software pacote estatístico SPSS 20 for windows. Os resultados dos dados categóricos foram apresentados por frequência absoluta ou/e relativa, já os resultados das variáveis continuas foram apresentados por mediana e intervalos interquartile. Para verificação de possíveis diferenças estatísticas nos testes de atenção e trilhas, entre os grupos foi utilizado o teste de Mann-Whitney. O estudo assumiu um intervalo de confiança de 95%. RESULTADOS: Comparação entre os grupos controle (n=60) e grupo de nadadores (n=30), nos testes de trilhas A e B e teste de atenção, todos escolares da rede pública e privada de ensino do Distrito Federal, apresentados por mediana e intervalos interquartis.