Evolução do Julgamento

Parte de Evolução Histórica da Ginástica Olímpica . páginas 295

Resumo

O julgamento sempre foi o ponto melindroso nas competições de Ginástica Olímpica.

Até os Jogos Olímpicos de Londres, em 1948, o julgamento da Ginástica. era realizado baseado, sobretudo, na impressão geral, havendo até reunião de Árbitros após a execução do primeiro ginasta, para que se tivesse um ponto de partida. Esse tipo de julgamento causava enormes problemas, pois as diferenças entre as notas dos Árbitros dos diversos países era muito grande.

As regras, as provas, o número de ginastas por equipe, os próprios Aparelhos, até 1948, eram modificados de uma competição para outra, causando, inclusive, problemas com referência ã organização.

Em 1949, a FIO elaborou o primeiro Código de Pontuação com 12 páginas, para orientação dos Árbitros, dividindo o julgamento em três fatores: dificuldade, combinação e execução, que passou a ser utili-zado a partir dos Jogos Olímpicos de 1952, realizados em Helsinque.

A tradução em Espanhol desse primeiro Código foi localizada no Di.ccionario de los deportes, escrito por Karag, em 1960, e publicado pela organização dos Jogos Pan-americanos do México, em 1955,

Após a publicação do primeiro Código de Pontuação, em 1949, mais de dez códigos com inova-ções foram editados, sendo que arq.zalmente a Federação Internacional de Ginástica realiza, a cada quatro anos (ciclo olímpico), reuniões dos Comités Técnicos para apresentação das inovações na regulamentação dos campeonatos, julgamento das provas e possíveis mudanças rias medidas oficiais dos Aparelhos,

Até 1960, a premiação por provas era realizada de acordo com o resultado da competição por equipe (exercícios obrigatórios exercícios livres): premiava-se a equipe (pela soma do total de pontos dos melhores, nas provas individuais), o individual geral (pela soma dos pontos de todas as provas realizadas) e os melhores por provas (pelo total de cada evento isoladamente) de acordo com o resultado geral da opmpe-tição Um ginasta poderia ser premiado com oito medalhas: equipe, individual geral e individual nas seis provas isoladas.

Nos Jogos de Roma (1960), iniciaram-se as competições individuais por Aparelhos, com a partici-pação dos seis melhores ginastas em cada prova, selecionados da soma dos exercicios obrigatórios e livres da competoo por equipe. 

Arquivo