Evolução dos Indicadores Antropométricos e Estatuto Ponderal Durante o Ano Letivo de Escolares em Recife
Por Camila Fonseca de Oliveira (Autor), Rosemberg Alves Bélem (Autor), Carla Raquel de Melo Daher (Autor), Maria das Graças Paiva (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivos:
O objetivo principal deste trabalho foi verificar o perfil das crianças quanto ao estatuto ponderal através de indicadores antropométricos e classificar esta população, amostra do total de 47 crianças participantes de estudos subsequentes de investigação sobre seu desenvolvimento e desempenho motor.
Métodos e resultados:
Estudo tranversal onde foram submetidos à avaliação antropométrica 25 escolares entre 7 e 9 anos, sendo 10 meninas e 15 meninos, avaliados em fevereiro e novembro de 2011. O peso foi registrado através de balança eletrônica Plena ® com precisão de 100 gramas e altura mensurada usando-se um estadiômetro portátil Alturexata ® com precisão de 1mm. Medidas antropométricas foram utiizadas para classificação do estado nutricional através dos pontos de corte definidos pelas curvas de crescimento da Organização Mundial de Saúde (OMS, 2007). O acompanhamento destas crianças compreendeu o período do ano letivo onde, através dos resultados, observamos que no início do ano escolar 83% das crianças eram eutróficas, enquanto que 17% apresentaram sobrepeso, após 9 meses o número de eutróficos caiu para 78%, 17% das crianças permaneceram com sobrepeso enquanto que 5% apresentou baixo peso, apenas 11% das crianças apresentaram valores baixos da altura para a idade.
Conclusão:
Ratificamos a tendência da transição nutricional nas crianças ao identificamos uma prevalência de 17% de sobrepeso. Na população alvo de nossos estudos já foi possível perceber que a maioria dos escolares não apresentou variações nos seus indicadores antropométricos durante este período, refletindo uma tendência à estabilidade da informação.