Examinando a interação entre o desenvolvimento da performance, a participação no jogo e contexto de prática ao longo de duas épocas no modelo de educação desportiva em jogos de invasão.
Por Cristiana Bessa Pereira (Autor), Cláudio Farias (Autor), Ana Gracinda Ramos (Autor), Patrícia Coutinho (Autor), Isabel Mesquita (Autor).
Resumo
Este estudo pretendeu analisar os efeitos da participação em jogo dos alunos (tempo de participação, envolvimento no jogo, taxa de participação) e do con - texto de prática (tarefas de equipa e tarefas de competição) no desenvolvimento da performance durante duas unidades de jogos de invasão (andebol e fute - bol). Ao longo de 13 semanas de aulas de educação física, vinte e quatro alunos foram avaliados durante a prática de formas de jogo 3 x 3 em tarefas de equipa e de competição. O nível de desempenho dos participantes foi avaliado no início (pré-teste) e no final (pós-teste) de cada unidade curricular. As diferenças en - tre a participação em jogo dos alunos e o desenvolvimento do seu desempenho foi aferida através de t-test de medidas repetidas. Coeficientes de correlação de Pearson foram calculados para a analisar a relação entre as variáveis de desempenho e de participação. Os resultados demonstraram um maior desen - volvimento do desempenho na unidade de futebol, e um equilíbrio do tempo de participação dos alunos em tarefas de equipas e de competição. Variáveis as - sociadas à participação evidenciaram níveis de correlação semelhante com o desenvolvimento do desempenho desportivo. Tais resultados suportam a prem antes (minutos no terreno), dentro de tarefas baseados no jogo. Futuros estudos devem investigar a participação consecutivas dos alunos ao longo de diferentes categorias de jogos (e.g., rede/parede) na tentativa de perceber os possíveis efeitos de participação no modelo de educação desportiva em alunos com difer - entes características (e.g., nível de habilidade).