Exercício Aeróbio e Poluição Atmosférica: Uma Revisão Acerca das Respostas Agudas dos Sistemas Cardiorrespiratório e Imune
Por Rogério Carvalho da Silva (Autor), Monique Matsuda (Autor), André Gonçalves Correa (Autor), Flávio de Oliveira Pires (Autor), Adriano Eduardo Lima da Silva (Autor), Rômulo Cássio de Moraes Bertuzzi (Autor).
Resumo
A prática de exercícios físicos em parques públicos e ruas das grandes cidades, e o aumento da poluição atmosférica fomentam estudos sobre a relação entre poluentes, atividade física e desempenho esportivo, uma vez que exercícios aeróbios contribuem para prevenção e tratamento de doenças crônico-degenerativas, e a poluição atmosférica desencadeia processos inflamatórios que agravam principalmente doenças cardiorrespiratórias. Portanto, esta revisão visa informar sobre o impacto da prática de atividades físicas predominantemente aeróbias realizadas em ambientes poluídos, enfatizando a resposta aguda dos sistemas imune e cardiorrespiratório, e abordando condutas para os treinadores. Sugere-se uma análise quantitativa do efeito nocivo da poluição sobre o sistema cardiorrespiratório. Atividade Motora; Poluição do Ar; Reação de Fase Aguda; Sistema Cardiorrespiratório.