Resumo

Introdução

Lesão no menisco do joelho é uma lesão esportiva comum e a cirurgia minimamente invasiva sob artroscopia no joelho tornou-se um método ideal para tratar lesões no menisco. A reabilitação dessa cirurgia vem sendo aprimorada e vários estudos sobre os efeitos do exercício funcional no leque de tratamento ainda são inconclusivos.

Objetivo

Estudar os efeitos da reabilitação com exercício funcional em pacientes após a lesão esportiva do menisco.

Métodos

Foram selecionados 20 pacientes com lesão menisco-medial a serem operados, incluindo 8 homens e 12 mulheres. Divididos aleatoriamente em 2 grupos: grupo de treinamento neuromuscular e grupo de treinamento força (11). Sinais e sintomas foram avaliados antes do tratamento e 8 semanas após o tratamento, índices de score JOA e teste de marcha foram comparados, as diferenças do impacto da reabilitação em cada grupo foram avaliadas.

Resultados

Oito semanas após a reabilitação dos dois grupos, os escores do grupo de treinamento de força foram superiores aos do grupo neuromuscular, a diferença entre os grupos foi estatisticamente significante (P<0,05).

Conclusão

O exercício funcional acelera a recuperação das articulações, refletida no aumento da força dos músculos adjacentes. O efeito do treinamento muscular e articular na lesão do menisco pós-operatório é digno de reconhecimento. A baropodometria revelou distinções no padrão de marcha entre os diferentes métodos de reabilitação. Na perspectiva desta pesquisa, métodos de reabilitação combinados com exercícios proprioceptivos são complementares. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.

Acessar