Resumo

Introdução

A tensão muscular lombar é uma lesão crônica dos tecidos moles, tais como músculos lombares, ligamentos e fáscia. O exercício funcional tem certas aplicações no tratamento de lesões musculares lombares ocasionadas pelo esporte. Porém, as análises na intensidade dos resultados do tratamento no músculo psoas são inconclusivas.

Objetivo

Analisar a eficácia clínica do exercício funcional no tratamento da disfunção no músculo psoas.

Métodos

10 atletas com diagnóstico de estiramento muscular lombar receberam treinamento contínuo com protocolo de exercícios funcionais por 2 semanas, 5 vezes por semana. A eficácia clínica foi avaliada pela escala analógica visual de score de dor e Prokin254 para índices de capacidade de propriocepção antes e depois do tratamento. O artigo adota um método de estatística matemática para analisar o efeito terapêutico do exercício da função motora com SPSS 13.0.

Resultados

Pacientes relataram uma redução da dor na musculatura sob esforço após o exercício funcional. Os resultados foram significativamente diferentes (P<0,05). A força lombar dos pacientes foi significativamente aprimorada. Esse índice tem diferença estatística considerável (P<0,05).

Conclusão

O exercício funcional revelou um efeito positivo sobre o tratamento da lesão muscular do psoas. Os resultados da pesquisa deste artigo podem fornecer um protocolo eficaz de treinamento para a reabilitação de pessoas com tensão do músculo psoas. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.

Acessar